O Agroturismo é uma das várias modalidades de turismo no meio rural em que visitantes, que ficam em quintas e casa rurais executam as mesmas tarefas agrícolas praticadas pelos hospedeiros.

O Agroturismo inclui uma grande variedade de atividades, incluindo compra de produtos diretamente a uma exploração agrícola, passear pelos campos, colher fruta da época, alimentação dos animais, ou hospedagem numa habitação rural. Conceitos como enoturismo e turismo rural encontram-se associados ao agroturismo.

Para além disto, este tipo de turismo permite também que, especialmente as crianças, vejam pela primeira vez a fonte da sua alimentação, seja ela uma vaca, uma ovelha ou uma maçã ou um legume que podem colher elas próprias.

Na Quinta da Comenda pratica-se Agroturismo desde o final da década de 80, sendo a agricultura igualmente conduzida desde esse período em modo de agricultura biológica.

Nesta propriedade pode dar longos passeios a pé pelo meio da vinha e do pomar, onde pode observar e participar nas atividades ligadas à produção de vinho e à apanha de frutos. Pode também caminhar junto ao rio e matas. Pode ainda disfrutar de um dia relaxante na piscina com vista panorâmica para o vale.

A Quinta da Comenda dispõe de 5 quartos duplos com banho privativo, que se localizam em casas independentes junto ao edifício principal. Numa das casas, Casa da Bica, localizam-se dois dos quartos e na outra, Casa da Fonte, os restantes três.

Para além destes 5 quartos, existe igualmente uma casa T1, Casa do Vale, situada a cerca de 200 m do edifício principal.

A Quinta da Comenda proporciona um ambiente acolhedor e confortável. Os tanques, as sombras, as fontes e os jardins convidam à meditação, reflexão e à contemplação, fazendo desta casa um lugar mágico e inesquecível, realmente especial para descansar e sonhar…